Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Índice de confiança econômica da zona do euro sobe em novembro

Imagem de destaque da notícia
E, em leitura preliminar, o Produto Interno Bruto (PIB) do bloco teve alta de 2,1%, em base anual O índice de expectativas econômicas da zona do euro do instituto de pesquisa econômica Zew subiu para -38,7 em novembro, de -59,7 no mês de outubro.

Esta foi a leitura mais alta do indicador desde junho e reflete a possibilidade de uma redução nos números da inflação, que pode levar o Banco Central Europeu (BCE) a diminuir o ritmo dos apertos monetários.

Ao mesmo tempo, o indicador da situação econômica atual aumentou 5,5 pontos, para -65,1, enquanto as expectativas de inflação caíram 16,4 pontos, para -52,2.

PIB

A economia da zona do euro se manteve estável em relação ao que foi estimado anteriormente no terceiro trimestre. O Produto Interno Bruto (PIB) do bloco teve alta de 2,1% em base anual, na segunda leitura preliminar, de acordo com dados do escritório de estatística Eurostat, que foram divulgados nesta terça-feira (15).

O indicador ficou em linha com o consenso projetado por economistas consultados pelo “Wall Street Journal” e com a última leitura preliminar.

No terceiro trimestre, o indicador cresceu 0,2%, em linha com a estimativa anterior e com o que foi projetado pelos economistas do “Wall Street Journal”.

A zona do euro deve entrar em recessão no último trimestre do ano e nos primeiros três meses de 2023 por conta da alta da inflação e a crise energética, segundo os economistas.

Petros Giannakouris/AP

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis