Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Diretor da CIA tenta dissuadir a Rússia de utilizar armas nucleares na guerra contra a Ucrânia

Imagem de destaque da notícia
Conversa acontece em um momento de várias derrotas militares por parte da Rússia, que na última semana perdeu a região de Kherson, anexada ilegalmente pelo país junto a outras três áreas da Ucrânia O diretor da CIA, Bill Burns, realizou uma reunião com Sergei Naryshkin, líder da agência de espionagem da Rússia, em que falaram sobre o uso de armas atômicas na guerra da Ucrânia, com o americano alertando sobre as consequências do uso dos armamentos no conflito.

"Ele transmitiu uma mensagem sobre as consequências do uso de armas nucleares pela Rússia e os riscos de escalada para a estabilidade estratégica", disse a Casa Branca em comunicado nesta segunda-feira.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou a cogitar a possibilidade de utilizar armas atômicas no conflito em outubro, dizendo que pode utilizar de todas as ferramentas à disposição do país para proteger seu território. A fala do líder russo ligou o sinal de alerta na comunidade internacional, que vê uma escalada na retórica nuclear por parte da Rússia.

A conversa acontece em um momento de várias derrotas militares por parte da Rússia, que na última semana perdeu a região de Kherson, que o país anexou de forma ilegal junto com outras três áreas da Ucrânia. A capital regional tinha sido a maior cidade conquistada pela Rússia desde o início da guerra e teve que ser evacuada pelas forças de Moscou na última semana após o avanço ucraniano.

As reuniões entre os chefes de inteligência dos EUA e da Rússia acontecem quando alguns membros do governo de Joe Biden veem uma oportunidade para possíveis negociações de paz, já que os combates devem diminuir de intensidade no inverno.

Diretor da CIA, William Burns

Saul Loeb/Pool via AP

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis