Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

valor

Presidente do STF vai acompanhar apuração da eleição na sede do TSE


A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, vai acompanhar presencialmente, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a apuração dos resultados do primeiro turno da eleição, no próximo domingo (2).

Ela estará ao lado do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. A expectativa é que todos os ministros da Corte eleitoral também compareçam à Corte.

Moraes pediu para que as mais altas autoridades da Justiça Eleitoral fiquem de "prontidão" no tribunal, ao longo de todo o domingo, para poder dar respostas rápidas em caso de eventuais problemas durante a votação e após a proclamação dos resultados.

Esta semana, ele conversou com o corregedor-geral eleitoral, Benedito Gonçalves, e com o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, sobre o assunto.

Moraes só deve sair do TSE para visitar "in loco" o projeto-piloto que inclui a biometria de eleitores reais no chamado teste de integridade das urnas. A iniciativa foi adotada pelos Corte após pressão das Forças Armadas.

A união de esforços, ainda mais em regime presencial, é considerada necessária em meio aos já esperados ataques bolsonaristas às urnas eletrônicas e a eventuais questionamentos dos resultados, após a totalização.

Na quinta-feira (29), a presidente do STF reiterou, durante evento com observadores internacionais, a sua confiança na Justiça Eleitoral e a certeza de que as eleições serão íntegras e seguras. “Em tempos turbulentos como os atuais, mais do que nunca se há de proclamar a irrestrita confiança que devotamos à Justiça Eleitoral quanto à integridade das eleições e à legitimidade dos resultados eleitorais”, disse a ministra, na ocasião.

Rosa Weber afirmou ainda estar convicta da atuação da Justiça Eleitoral para assegurar a tranquilidade ao longo da votação. “Estamos certos da atuação sempre firme do TSE a assegurar que nada tumultue a escolha livre e consciente dos cidadãos brasileiros do que entendam ser o melhor para o país, em absoluto respeito ao processo democrático, tal como ocorreu em 2018, quando, na presidência do TSE, diplomei os candidatos vencedores nas urnas”, disse.

Moraes, por sua vez, ressaltou a importância de evitar, às vésperas do pleito, o discurso de ódio e de violência, que, segundo ele, é feito apenas por alguns radicais. “A imensa maioria do povo brasileiro quer tranquilidade e segurança”, disse ele, durante sessão plenária do Supremo na quinta-feira.

O ministro garantiu ainda que os brasileiros poderão votar com tranquilidade. “Todos os eleitores e todas as eleitoras podem ter certeza de que poderão se dirigir às sessões eleitorais tranquilamente e expor sua posição ideológica votando nos candidatos que escolherem”, afirmou.

Valor Invest

Valor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!