Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

valor

Alemanha, Polônia e Dinamarca suspeitam de sabotagem após vazamento em gasodutos russos


Suspeita de sabotagem ocorre enquanto a Europa inaugura um gasoduto para levar gás natural da Noruega à Polônia, passando pela Dinamarca, em uma tentativa de diminuir a dependência da Rússia Autoridades de Alemanha, Polônia e Dinamarca disseram nesta terça-feira que os vazamentos nos gasodutos Nord Stream 1 e 2 podem ter sido causados por sabotadores. Os problemas foram detectados ontem, quando o Centro Nacional de Sismologia da Suécia disse que fortes explosões foram registradas próximas ao gasoduto Nord Stream 1, afetando a pressurização.

Saiba mais: Alemanha fecha acordo de fornecimento de gás com os Emirados Árabes Unidos

Apesar dos vazamentos não afetarem diretamente os fluxos de gás da Rússia, interrompidos em retaliação às sanções ocidentais contra a invasão da Ucrânia, eles acontecem no momento de inauguração de um gasoduto que levará gás da Noruega pela Dinamarca à Polônia.

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, disse nesta terça-feira, que não sabe dos detalhes do ocorrido, mas que “claramente” é um ato de sabotagem.

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, disse que a sabotagem não pode ser descartada como a causa dos vazamentos. “Ainda é cedo para concluir, mas é uma situação extraordinária”, disse ela. “Há três vazamentos, é difícil imaginar que possa ser acidental”.

Autoridades da Alemanha relataram preocupação com o ocorrido, que cogita a possibilidade de um “ataque direcionado” contra os gasodutos. O governo de Olaf Scholz afirmou que o envolvimento da Rússia “não pode ser excluído”, mas ressaltou que não participa da investigação conduzida por Dinamarca e Suécia.

A Rússia também falou sobre os vazamentos. Segundo a agência de notícias “Interfax”, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que “nenhuma versão pode ser excluída agora”.

A autoridade de segurança de petróleo da Noruega havia alertado na segunda-feira que várias empresas de petróleo e gás haviam visto recentemente drones não identificados perto de suas instalações marítimas.

Gasoduto Nord Stream

Reprodução/Nord Stream AG

Valor Invest

Valor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!