Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

valor

Ethereum conclui primeira fase de atualização que mudará sistema de consenso da blockchain


Mudança torna maior rede criptográfica em uso comercial no mundo mais econômica, ambientalmente sustentável e com maior escala e capacidade A blockchain do Ethereum concluiu na manhã desta terça a primeira fase da atualização de software que mudará na próxima semana o sistema de consenso de transações da maior rede criptográfica em uso comercial no mundo para um sistema mais econômico, ambientalmente sustentável e com maior escala e capacidade de expansão.

Os desenvolvedores do Ethereum realizaram hoje a última atualização da Beacon Chain, uma rede paralela que será fundida com a blockchain do Ethereum, mudando o sistema de consenso de PoW (proof-of-work) para PoS (proof-of-stake).

O fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, retuitou pouco antes das 9h (horário de Brasília) o post de um desenvolvedor chamado Terence.eth dizendo que a Bellatrix, como é conhedida a atualização desta terça, tinha sido ativada com sucesso. “Próxima parada: The Merge. Vejo vocês do outro lado”, dizia o post.

Pouco antes, o próprio Buterin havia publicado um post para esclarecer o que estava acontecendo nesta terça, afirmando que a próxima fase da atualização deve ocorrer entre 13 e 15 de setembro - até então, a data indicativa era de 15 e 20 deste mês. “O que acontece hoje é o hard fork Bellatrix, que "prepara" a rede para a fusão. Ainda é importante ressaltar — tenham certeza de atualizar os seus clientes”, disse Buterin, no post.

A segunda e mais crítica fase de atualização será a Paris, em que os novos blocos passam a ser inscritos já pelo sistema PoS.

A mudança do sistema de consendo, que dispensa a ação dos mineradores, tem desagradado parte da indústria cripto que planeja seguir com redes alternativas que mantenham o processo anterior de cunhagem de moedas.

A Beacon Chain foi desenvolvida em dezembro de 2020, prevendo o sistema de autenticação PoS, para depois ser fundida com a blockchain principal do Ethereum - daí o nome da atualização ser “The Merge”. Desde então, o processo sofreu diversos atrasos e foi postergado algumas vezes.

O último teste, o Goerli, ocorreu no mês passado, quando foram definidos os blocos que ainda seriam autenticados pelo mecanismo de PoW e ficou mais próxima a atualização da Merge.

Orlando Telles, diretor de análise da Mercurius Crypto, alerta para os investidores tomarem cuidado com o movimento de mercado conhecido como “compre no boato e venda no fato”. Como o ether já subiu muito na expectativa pela atualização é possível que quando o “Merge” de fato ocorrer os especuladores retirem seu capital da criptomoeda, embolsando os lucros uma vez que não haverá mais eventos de curto prazo para especular em cima. “Tenho uma expectativa mais cautelosa em relação ao Ethereum e acredito que o movimento especulativo pode ir muito mais para baixa no curto prazo”, disse.

Para Felipe Vela, especialista em criptoativos da Ativa Investimentos, a expectativa em relação à migração da rede é muito grande, podendo ter forte impacto nos preços do ethereum. Ele acredita que, após ser concluída com sucesso a atualização da Beacon Chain, os desenvolvedores conseguirão prever com mais detalhes a segunda fase da Merge. “Existe uma expectativa muito grande com essa migração para PoS, então qualquer coisa que frustre essa expectativa traz um risco de venda muito grande. Mas, em relação à tecnologia, a atualização da Beacon Chain não é tão relevante assim”, disse.

Valor Invest

Valor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!