Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

valor

Bolsonaro volta a defender autoria do Pix em vídeo nas redes sociais


Funcionários do BC já disseram que sistema de pagamento foi criado pelos técnicos do banco O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a defender a autoria do Pix em vídeo publicado em suas redes sociais neste domingo. Na publicação, ele ressalta a dificuldade para realizar uma transferência de recursos antes do Pix e que agora pode ser feita do celular, sem pagar taxas.

“Vamos falar sobre o Pix? Nós criamos em 2020. Você se lembra, né, a dificuldade para você fazer uma transferência de recursos. Hoje você faz de casa, do seu celular, e o que é melhor, sem pagar taxas”, diz o presidente.

Leia mais: Sindicato dos servidores do BC rebate fala de Bolsonaro sobre autoria do Pix

No vídeo publicado neste domingo, em seguida à fala de Jair Bolsonaro, aparece uma senhora afirmando que o Pix “foi a melhor coisa que o Bolsonaro já fez para o nosso país”.

A defesa do novo sistema de pagamentos instântaneos como um feito de seu governo já tinha sido feita na entrevista de Bolsonaro ao Jornal Nacional como candidato à reeleição há alguns dias. Na ocasião, o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) emitiu nota de repúdio sobre o que chamou de “uso eleitoral do Pix”.

“O candidato Jair Bolsonaro em entrevista [ontem] ao Jornal Nacional disse que seu governo criou o Pix, o que não é verdade. Tal sistema de pagamento instantâneo foi criado e implementado pelos Analistas e Técnicos do Banco Central do Brasil - ou seja, por servidores concursados de Estado, não pelo atual governante ou por qualquer outro governo”, apontava o texto.

O sindicato destacou que o início do projeto do Pix é anterior ao mandato do atual presidente. A criação de um grupo de trabalho para desenvolver uma ferramenta interbancária de pagamento instantâneo é de 3 de maio de 2018, na portaria do Banco Central n. 97.909.

Valor Invest

Valor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!