Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

China desiste de hospedar conferência de biodiversidade, agora transferida para o Canadá

Imagem de destaque da notícia
Expectativa é de se fechar o Novo Marco Global da Biodiversidade A COP15, a rodada de negociações da Convenção de Diversidade Biológica (CDB) que iria acontecer em Kunming, na China, foi transferida para Montreal, no Canadá, de 5 a 17 de dezembro. Ali se espera que seja fechado o novo Marco Global da Biodiversidade.

A continuidade da pandemia de covid-19 fez com que a China desistisse de hospedar a COP15 em seu território. O evento, contudo, terá a presidência da China. Montreal é a sede do secretariado da CDB.

A decisão foi tomada no encontro de delegados que acontece esta semana em Nairóbi, no Quênia, para avançar nas negociações que buscam reverter a perda de biodiversidade no mundo.

A CDB foi planejada para ocorrer em Kunming, na China, em 2020, mas a pandemia postergou os planos iniciais. Depois de sucessivos adiamentos, foi dividida em duas partes. Uma, virtual, em outubro, onde o presidente Xi Jinping anunciou que a China irá investir US$ 225 milhões no estabelecimento do Kunming Biodiversity Fund.

A segunda parte deveria ser em Kunming, no segundo semestre, mas a continuidade da pandemia fez Pequim desistir dos planos.

O presidente da COP15, ministro Huang Runqiu, disse que a China continua comprometida, na presidência da COP, para que os países consigam adotar o Marco Global pós-2020 para a biodiversidade.

Hoje, há mais de um milhão de espécies em risco de extinção no mundo.

Em Genebra, em março, a última rodada de negociações antes do encontro de Nairóbi, havia muitos pontos de conflito entre os países.

As discussões envolvem novas metas de proteção à biodiversidade, meios de financiamento, formas de compartilhar os lucros obtidos com produtos originários da biodiversidade com os países que detém os recursos naturais e o fortalecimento do papel dos povos indígenas, jovens e mulheres.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis