Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Vale e MG terão amanhã nova audiência sobre Brumadinho; órgãos sinalizam acordo

Imagem de destaque da notícia
Em nota conjunta, órgãos públicos afirmam que foi possível definir, em tratativas realizadas nas últimas horas, os termos financeiros para as medidas de reparação O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realiza amanhã, às 9h, audiência de conciliação entre a Vale e entidades jurídicas autoras de ações sobre a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem na mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, em 2019. A expectativa é que na audiência seja assinado o Termo de Reparação, com investimentos e ações com foco nas regiões atingidas.

Participam representantes da Vale, do governo de Minas Gerais, Defensoria Pública de Minas Gerais, Ministério Público do Estado de Minas Gerais e Ministério Público Federal.

Em nota conjunta, os órgãos públicos afirmaram que foi possível definir, em tratativas realizadas nas últimas horas, os termos financeiros para as medidas de reparação aos danos causados pelo rompimento da barragem. O valor não foi informado, mas fontes a par das negociações dizem que o valor da indenização deve ficar na casa de R$ 37 bilhões.

De acordo com a nota, as medidas de reparação tratam dos danos coletivos à sociedade e ao Estado, sem interferir em ações sobre indenizações e danos individuais, assim como em ações criminais. Já a reparação socioambiental integral não possui teto financeiro.

Homem observa lama após desastre na barragem de Brumadinho (MG)

AP Photo

O rompimento da barragem no dia 25 de janeiro de 2019 matou 270 pessoas. Desse total, 11 continuam desaparecidas. O desastre também deixou um rastro de destruição na região de Brumadinho, na grande Belo Horizonte, e ao longo do rio Paraopeba, com efeitos socioeconômicos e ambientais.

Nesta quarta-feira, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou em sua conta no Twitter que as negociações estão “bem avançadas” e que espera ter, “em breve, medidas de reparação aos mineiros pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, com foco na melhoria da vida dos moradores das regiões diretamente atingidas”. “Os recursos são vinculados a projetos específicos que buscam a reparação de danos causados e viabilizam a criação de um Programa de Transferência de Renda aos atingidos”.

A Vale não comenta sobre o acordo.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis