O deputado federal Rafael Brito (MDB/AL) divulgou recentemente em sua conta do X, antigo Twitter, que destinou o total de R$ 1 milhão de suas emendas parlamentares individuais ao estado do Rio Grande do Sul que enfrenta uma das maiores catástrofes climáticas que já aconteceram do Brasil.
O parlamentar, que representa Alagoas na Câmara dos Deputados, falou que o momento pede união de todos os estados do país. "Em um momento difícil como esse, é importante que todos nós possamos dar as mãos e ajudar como pudermos os nossos irmãos", disse Rafael Brito.
De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, até essa quarta-feira (148 pessoas) vieram a óbito devido ao desastre climático. O estado tem, ainda, 124 pessoas desaparecidas.
Dados da Agência Brasil apontam que o total de desalojados pelas enchentes chega a quase 540 mil (538.545) pessoas. E os efeitos dos temporais já são sentidos por dois em cada dez moradores do Rio Grande do Sul.
Mais de 700 abrigos foram criados no estado para acomodar as vítimas da tragédia climática. Até agora, estão nos abrigos cerca de 76.884 pessoas que tiveram que abandonar seus imóveis.
Ajuda
Um efetivo com 27,6 mil agentes das forças de segurança federais, estaduais e municipais e civis voluntários trabalham nos resgates do Rio Grande do Sul. Até agora já foram resgatadas mais de 76,4 mil vítimas e aproximadamente 11 mil animais domésticos e silvestres.
Dados da Agência Brasil indicam que estão sendo empregadas mais de 4,4 mil viaturas, 41 aeronaves, entre helicópteros e aviões, e 340 embarcações que levam toneladas de doações às vítimas.
O estado segue precisando de doações de alimentos não perecíveis, roupas e itens de higiene que estão sendo destinados aos mais de 700 abrigos. As doações estão sendo recebidas e encaminhadas pelos Correios. No site correios.com.br é possível checar quais as agências que estão recebendo doações.
MDB
Assim como Rafael Brito, demais deputados e senadores do MDB decidiram destinar emendas parlamentares para o Rio Grande do Sul. Ao todo, R$ 55 milhões já foram destinados ao estado, em transferência direta dos mandatos dos congressistas para ajudar na reconstrução e atendimento às pessoas desalojadas por causa das fortes enchentes.
Também para ajudar as prefeituras gaúchas, O MDB e a Fundação Ulysses Guimarães montaram um gabinete em Brasília focado no trabalho de auxílio ao Rio Grande do Sul.