A polícia do Rio de Janeiro cumpriu 13 mandados de busca e apreensão em uma ofensiva contra a distribuição pirata de conteúdo audiovisual. Os alvos são pessoas suspeitas de manter serviços na internet que transmitem filmes e séries sem a devida licença, violando direitos autorais. O serviço clandestino é oferecido mediante o pagamento de uma mensalidade.
De acordo com as investigações, esses sites possuem mais de 46 milhões de acessos por ano e causam um prejuízo estimado em mais de R$ 100 milhões.
A operação teve o apoio da Secretaria de Operações Integradas, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, e da Agência Nacional do Cinema (Ancine).
O coordenador de combater à pirataria do órgão, Eduardo Carneiro, acredita que a ação desta terça-feira (19) pode ajudar a identificar quem coordena essas ações.
Os mandados foram cumpridos na capital e também nos municípios de Duque de Caxias e Magé, na Baixada Fluminense; e em Cabo Frio, na Região dos Lagos.
Os agentes apreenderam aparelhos de telefone celular, computadores, notebooks, tablets, documentos e objetos que ajudarão a esclarecer e identificar a participação de todos os envolvidos na prática ilegal.
Segurança Rio de Janeiro 19/04/2022 - 11:22 Vitoria Elizabeth/ Sumaia Villela Tâmara Freire - repórter da Rádio Nacional Pirataria Audiovisual Operação Policial terça-feira, 19 Abril, 2022 - 11:22 100:00Agência Brasil