A cada sete segundos, uma tentativa de golpe virtual é registrada no Brasil. A informação é do novo levantamento da Serasa Experian divulgado esta semana.
Em fevereiro deste ano, mais de 326 mil brasileiros foram alvos de tentativas de golpes pela internet. O número é 4,9% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado.
Os principais alvos dos golpistas são pessoas entre 35 e 50 anos de idade, e o maior número de tentativas foi registado na região Sudeste, com 52% dos casos.
O segmento mais afetado é o de bancos e cartões, com mais de 180 mil casos. Em segundo lugar estão as financeiras, seguido por serviços, varejo e telefonia.
Jaison Reis, diretor de Soluções de Identidade e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, explica que os bancos aparecem como o segmento mais afetado, pois o ganho do golpista é alto.
Sobre os cuidados que o consumidor precisa ter ao informar dados pessoais na internet, o analista alerta que para evitar golpes é preciso conhecer e verificar os sites em que o consumidor fornece as informações.
Segundo a Serasa, as empresas estão investindo cada vez mais em tecnologias de prevenção a fraudes e o mercado tem reagido a esse desafio através de mecanismos como biometria, verificação cadastral e score de fraudes.
Fonte: Agência Brasil