Nove nações foram anunciadas como países parceiros do Brics.
Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Nigéria são os primeiros a aderirem à essa modalidade, criada em outubro de 2024, durante a presidência russa do fórum.
Os países parceiros são convidados para a Cúpula do Brics, para a reunião de Ministros das Relações Exteriores e podem integrar outros espaços de discussão, após consulta aos países membros e decisão por consenso.
Essas nações podem ainda endossar as Declarações de Cúpula do Brics, Conjuntas dos Ministros das Relações Exteriores do Brics, bem como a outros documentos finais.
Mais de trinta países já demonstraram interesse em participar do Brics, tanto na qualidade de membros como de parceiros.
Hoje, o grupo é formado por 11 membros plenos: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. O Brasil assumiu a presidência rotativa do fórum neste ano e, em julho, irá sediar a reunião dos líderes do Brics.
Internacional Países parceiros poderão participar de cúpulas e endossar declarações Rio de Janeiro 18/01/2025 - 13:13 Juliana Batista / Patrícia Serrão Priscila Thereso - Repórter da Rádio Nacional Brics sábado, 18 Janeiro, 2025 - 13:13 1:23Fonte: Agência Brasil