Uma megaoperação comandada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro está sendo realizada nesta quarta-feira (23) contra acusados de participar de um esquema de lavagem de dinheiro de uma das mais perigosas e antigas facções do tráfico de drogas.
Policiais civis cumprem seis mandados de prisão e 40 de busca e apreensão, não só no estado, mas também no Distrito Federal, São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Amapá, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
É a operação Mercador de Ilusões, que já bloqueou, por determinação da 1ª Vara Criminal Especializada da Capital Fluminense, contas e bens de 13 pessoas e de nove empresas, em um total próximo a R$ 700 milhões.
O Ministério Público informou que a sede da movimentação da quadrilha era na comunidade do Brejal, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, que usava o dinheiro para comprar drogas e armas.
Ainda segundo as investigações, que começaram em 2019, empresas de fachada em nome de laranjas eram utilizadas na prática conhecida como smurfing, que se configura no depósito de grandes quantias de forma fracionada, para dar um aspecto de legalidade ao dinheiro. Em três anos, a quadrilha movimentou quantia que chega a R$ 3 bilhões.
Segurança Alvos são acusados de lavar dinheiro de maior facção do estado Rio de Janeiro 23/03/2022 - 10:41 Vitoria Elizabeth/ Sumaia Villela Solimar Luz - repórter da Rádio Nacional Operação Policial Rio de Janeiro Tráfico de Drogas quarta-feira, 23 Março, 2022 - 10:41 1:48Fonte: Agência Brasil