Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Saúde

Familiares de idosa denunciam fraude na vacinação contra o coronavírus em Maceió

Enfermeira colocou a agulha no braço da senhora, não aplicou o imunizante e entregou o comprovante de vacinação


A chegada das primeiras vacinas contra o coronavírus foi comemorada em Alagoas pelos trabalhadores da área da saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19, os idosos e seus familiares, assim como indígenas e quilombolas. Mas na manhã desta quinta-feira (28) a família de uma idosa de 87 anos, identificada apenas como Gilvonete, denunciou que a idosa foi ao Drive Thru da vacinação no Shopping Pátio Maceió, no Benedito Bentes, e a enfermeira que deveria aplicar o imunizante furou o braço da senhora, mas não aplicou a dose da vacina. O erro foi flagrada pela cuidadora da idosa, que filmou a cena com seu telefone celular.

Ao chegar à casa da idosa, a cuidadora mostrou as imagens aos netos de Gilvonete, que foram ao Drive Thru, buscaram a coordenadora da vacinação, mostraram as imagens e conseguiram fazer com que a avó fosse realmente imunizada.

"Tememos que isso esteja acontecendo com mais pessoas. Não sei qual foi o propósito disso, a coordenadora disse que foi erro mesmo e que já afastou a enfermeira, mas pode ter mais gente achando que está imunizada sem estar. Por sorte a cuidadora filmou e tivemos como reivindicar. Minha avó passou 10 meses sem sair de casa esperando a vacina", assinala uma neta da isola, que preferiu não se identificar.

A assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Maceió (SMS), disse que o secretário Pedro Madeiro tomou conhecimento agora há pouco do caso e já está tomando as providências, com o fato sendo apurado pela Gerência de Imunizações da secretaria.

O promotor de Justiça, Paulo Henrique Prado, da 67ª Promotoria de Justiça da Capital, informou que, após ter acesso ao vídeo, entrou em contato com o secretário municipal de Saúde e que, este, por sua vez, afirmou que realmente houve uma falha humana. Que se trata de uma profissional antiga da Saúde, já afastada. Quanto à senhora, já foi regularizada a vacinação.

Pelo Ministério Público, o promotor instaurará uma Notícia de Fato para apurar a atitude da profissional. Há também a informação de que será instaurado pela Secretaria de Saúde, um procedimento disciplinar de conduta em desfavor da mesma.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!