Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Fiocruz detecta linhagem BA.2 da ômicron no Rio e em SC

Imagem de destaque da notícia
Segundo a fundação, variante já representa quase 96% dos genomas de Sars-Cov-2 sequenciados no país A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou por meio de sequenciamento genético dois casos da linhagem BA.2 da variante ômicron do novo coronavírus, um no Rio de Janeiro e outro em Santa Catarina, informou a instituição em comunicado.

O diagnóstico inicial foi feito pelos laboratórios estaduais de saúde pública dos Estados por meio do exame RT-qPCR, diz a nota. As amostras foram encaminhadas ao Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz para a realização do sequenciamento genômico, que confirmou a presença da subvariante BA.2.

Neste momento, variante ômicron é classificada em quatro linhagens (BA.1, BA.1.1, BA.2 e BA.3)

Juan Karita/AP

O Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo, que integra a Rede Genômica Fiocruz, atua como centro de referência nacional em vírus respiratórios junto ao Ministério da Saúde, e vem contribuindo com o mapeamento de genomas do vírus desde o início da pandemia. Os resultados finais foram informados às secretarias de Saúde dos dois Estados e ao Ministério da Saúde.

Ontem, a Fiocruz informou que a variante ômicron representa quase 96% dos genomas de Sars-Cov-2 sequenciados no país. Segundo a instituição, os primeiros genomas da ômicron no Brasil são de amostras do fim de novembro e, ao término de dezembro, a variante já era a mais frequente nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul.

No momento, a ômicron é classificada em quatro linhagens (BA.1, BA.1.1, BA.2 e BA.3). No Brasil, já foram identificadas três delas, as linhagens BA.1, BA.1.1 e BA.2. Há atualmente mais de mil linhagens definidas do vírus SARS-CoV-2, mas apenas cinco foram identificadas como variantes de preocupação, segundo a Fiocruz.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis