Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Randolfe acionará STF após nota técnica do Ministério da Saúde defender eficácia de hidroxocloroquina e questionar vacina

Imagem de destaque da notícia
Em outra frente, senador Humberto Costa protocolará requerimento para que secretário do MS, Hélio Angotti Neto, dê esclarecimentos à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Após nota técnica do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, contrariar a comunidade científica, ao afirmar que a hidroxocloroquina é eficaz para tratar covid-19 e que as vacinas não trazem resultado satisfatório, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) acionará o Supremo Tribunal Federal (STF) e protocolará notícia-crime contra a pasta.

Paralelamente, o parlamentar, que foi vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, deve ingressar com Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) contra Angotti.

Publicada na sexta-feira (21) no Diário Oficial da União, a nota técnica de Angotti vetou diretrizes do Ministério da Saúde — sugeridas em relatório pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (SUS), a Conitec — que contraindicam o uso de medicamentos do “kit covid”.

Senador Randolfe Rodrigues também deve ingressar com Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) contra Angotti

Pedro França/Agência Senado

No documento, Angotti rebate argumento da Conitec de que os medicamentos são ineficazes e podem agravar o estado de saúde dos pacientes internados. O secretário destaca que é preciso “respeito à autonomia profissional” e fala em necessidade de “não se perder a oportunidade de salvar vidas”.

Ao contrário do que defende a comunidade científica, o auxiliar do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pontua que a hidroxocloroquina tem eficácia no tratamento de covid-19, enquanto as vacinas não têm.

Em outra frente, o senador Humberto Costa (PT-PE) protocolará um requerimento para que Angotti preste esclarecimentos sobre a nota técnica à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis