Hemoal leva equipes itinerantes para coletar sangue em Arapiraca e União nesta terça (14)

Reprodução

Reprodução

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) levar√° nesta terça-feira (14) duas equipes itinerantes para coletar sangue no interior do Estado. Em União dos Palmares, a ação vai ocorrer das 9h às 16h, no Hospital Regional da Mata (HRM). Enquanto que, em Arapiraca, a iniciativa externa ser√° das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Praça Marques da Silva, no bairro Centro.

Através das duas ações itinerantes, o Hemoal facilita o acesso dos volunt√°rios que desejam se candidatar à doação volunt√°ria de sangue. Com isso, o hemocentro alagoano contribui para manter estabilizado o estoque de sangue do órgão para atender as maternidades e hospitais.

Conforme o assistente social do Hemoal, Danilo Lima, os volunt√°rios que desejam se candidatar à doação volunt√°ria de sangue devem seguir os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além de bom estado de saúde, o doador de sangue deve ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos.

"O Ministério da Saúde exige também ser necess√°rio portar um documento de identificação com foto, além de estar alimentado, evitando, apenas, os alimentos gordurosos. No caso dos volunt√°rios que tenham ingerido bebidas alcoólicas, a doação é vetada, bem como, aqueles que não tenham dormido no mínimo seis horas na noite anterior", salientou Danilo Lima.

Quanto às pessoas acometidas por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a impossibilidade de doar sangue é permanente. No caso das mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem gr√°vidas ou amamentando e, quantos aos volunt√°rios que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing, a doação é vetada pelo período de um ano.