As pessoas registradas em Goiás vão ser as primeiras do país a ter a carteira de identidade em formato digital. A novidade deve começar a ser acessada pela população em algumas semanas, pelo aplicativo Gov.br, do Governo Federal.
Isso deve ajudar a população a comprovar sua identificação ao solicitar serviços públicos e privados, com mais facilidade. Mas a polícia civil continua responsável pela emissão do RG.
A parceria de cinco anos, firmada entre o Ministério da Economia e as secretarias de Segurança Pública e de Desenvolvimento e Inovação de Goiás, permite o compartilhamento de dados para o portal do Governo Federal.
O estado e a união se comprometeram em implementar e atualizar os serviços digitais da plataforma Gov.br. O serviço deve ficar disponível para a população no início do ano que vem.
Mais de 119 milhões de brasileiros já estão cadastrados no site. Entre os dados disponíveis, os mais consultados são a carteira de trabalho digital, o cpf, a carteira digital de trânsito e a prova de vida do INSS.
* Com supervisão de Nádia Faggiani
Agência Brasil