Rússia exige que Otan fique fora de países da antiga União Soviética

Rússia exige que Otan fique fora de países da antiga União Soviética
Moscou também quer a Otan retire equipamentos militares no Leste Europeu e o fim de exercícios militares da aliança militar perto de seu território A Rússia exigiu nesta sexta-feira que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) negue o pedido de adesão da Ucrânia e se mantenha distante de outros países integraram a antiga União Soviética, uma demanda já rejeitada pelos Estados Unidos e seus aliados.

As exigências estão em um pacto de segurança proposto pela Rússia aos EUA e seus aliados no início desta semana. Moscou também quer a Otan retire equipamentos militares no Leste Europeu e o fim de exercícios militares da aliança militar perto de seu território.

Espera-se que as exigências da Rússia sejam rejeitadas pelos EUA e demais aliados da Otan, que afirmaram nas últimas semanas que apenas a aliança pode decidir quem serão seus novos integrantes.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou recentemente que qualquer conversa de segurança com a Rússia precisaria levar em consideração as preocupações da aliança militar e envolver a Ucrânia.

Divulgação

A publicação da proposta de pacto ocorre em meio às crescentes tensões entre o Ocidente e a Rússia devido ao aumento de tropas russas perto da Ucrânia, o que gerou temores de que o Kremlin possa estar planejando uma invasão do país vizinho.

A Rússia nega que planeje atacar a Ucrânia, mas exigiu dos EUA e de outros países um conjunto de garantias legais que impedem a adesão da Ucrânia e de outros vizinhos na Otan, uma demanda negada pela aliança.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, disse que as relações entre o Ocidente e Moscou se aproximaram de um “ponto perigoso”. Ele afirmou que os exercícios militares perto do país são “inaceitáveis”.

Ryabkov disse a Rússia propôs aos EUA o início de negociações imediatas em Genebra, na Suíça, sobre a proposta de pacto revelada hoje. Segundo o texto, americanos e aliados também não poderiam estabelecer bases militares nos territórios de Ucrânia, Geórgia e outros países que integraram a União Soviética que ainda não sejam membros da Otan.

Polônia, Hungria e República Tcheca aderiram à Otan em 1999, sendo seguidas por Bulgária, Romênia, Eslováquia e Eslovênia em 2004. Na sequência, Estônia, Letônia, Lituânia, Albânia, Croácia, Montenegro e Macedônia do Norte também se tornaram membros da aliança.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez a exigência de garantias durante uma conferência virtual com o presidente americano, Joe Biden. Durante a conversa, o democrata expressou preocupação com o aumento das tropas russas na Ucrânia e advertiu que o Kremlin enfrentaria “graves consequências” se atacar o país vizinho.