Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Apple X UE: O carregador que virou fonte da discórdia

Imagem de destaque da notícia
A Comissão Europeia disse que quer um único tipo de porta para carregamento a ser usado por todos os smartphones e tablets, mas a Apple se opôs a um conector padrão A Apple Inc. pode ter que redesenhar seus iPhones para usar portas de carregamento USB-C e assim se adequarem às regras do projeto da União Europeia que visa reduzir o desperdício e simplificar a vida dos consumidores que possuem vários dispositivos.

A Comissão Europeia disse nesta quinta-feira que quer um único tipo de porta para carregamento a ser usado por todos os smartphones e tablets, bem como equipamentos como câmeras, alguns fones de ouvido, alto-falantes portáteis e consoles de vídeo portáteis.

“Com mais e mais dispositivos, mais e mais carregadores são vendidos que não são intercambiáveis ?”, disse Thierry Breton, chefe da indústria da UE, em um comunicado por e-mail. “Estamos colocando um fim nisso.”

Leia mais: iOS 15: Apple lança nova versão do sistema operacional; veja o que muda no iPhone

A Apple se opôs a um conector padrão, afirmando que corre o risco de prejudicar a inovação que pode trazer produtos mais eficientes em termos de energia para o mercado. A empresa está “preocupada que uma regulamentação estrita obrigando apenas um tipo de conector sufoque inovação em vez de encorajá-la ”, de acordo com um comunicado enviado por e-mail. A companhia sediada em Cupertino, Califórnia, disse que "se preocupa profundamente com a experiência do cliente" e compartilha o "compromisso da comissão de proteger o meio ambiente".

O projeto de lei aumenta a pressão da UE nos últimos anos, com investigações antitruste em sua loja de aplicativos e sistema de pagamento.

A fabricante do iPhone começou a remover carregadores da embalagem no ano passado para reduzir o desperdício. Embora a empresa use USB-C em alguns dispositivos, ela tem seu próprio cabo Lightning e carregadores magnéticos para iPhones e alguns acessórios.

"Irritante"

As pessoas gastam cerca de 2,4 bilhões de euros (US$ 2,8 bilhões) anualmente em carregadores autônomos não fornecidos com os dispositivos, disse a UE. A estimativa é de uma economia de 250 milhões de euros por ano, à medida que os consumidores evitem comprar novos carregadores.

As pessoas tendem a ter até três carregadores cada e consideram os carregadores incompatíveis irritantes. Os fabricantes de telefones ainda podem vender telefones com carregador, desde que também ofereçam modelos sem.

Leia mais: Os 10 anos da Apple sem Jobs: valiosa, mas não tão revolucionária

Também podem vender aparelhos com cabo na caixa e sem tomada elétrica. Os dispositivos podem ter várias portas, desde que uma seja USB-C.

A UE joga fora cerca de 11.000 toneladas de carregadores todos os anos, alguns sem uso, de acordo com a comissão. A expectativa é que a proposta reduza esse número em quase 1.000 toneladas.

As regras podem entrar em vigor dois anos depois de serem acordadas pelos legisladores da UE e pelos governos. Os reguladores disseram que decidiram não incluir fones de ouvido, smartwatches e rastreadores de fitness por serem menores.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis