O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa para as eleições deste ano.
Segundo o levantamento divulgado pela Aliança Nacional LGBTI+, que coordena o programa, de um total de 150 pré-candidatos e candidatas às câmaras e prefeituras em todo o país, 147 pretendem concorrer a uma cadeira de vereador e três buscam comandar executivos municipais.
O estado de São Paulo é o que possui o maior número com 34 pessoas, seguido do Rio de Janeiro, com 22, e do Paraná, onde 14 pré-candidatos são lésbicas, gays, bissexuais e transgênero, ou defendem a causa LGBTI+.
A representação feminina é a mais forte até agora, com 44% de mulheres. Entre as 66 pré-candidatas, 28 são mulheres cis e 38 são mulheres trans e travestis. Outro destaque é a representatividade negra nas pré-candidaturas: pessoas pretas e pardas lideram o ranking com quase 53%.
O diretor de Políticas Públicas da Aliança Nacional LGBTI+ e coordenador geral do Programa "Voto Com Orgulho", Cláudio Nascimento, celebrou a primeira parcial.
O Programa Voto Com Orgulho existe desde 2016 com o objetivo de estimular maior representatividade de pessoas LGBTI+ nas eleições. Uma nova parcial deve ser divulgada a cada uma ou duas semanas, e os resultados finais estão previstos para sair até julho.
Geral Rio de Janeiro 25/04/2024 - 11:36 Vitoria Elizabeth - Marizete Cardoso Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional eleições 2024 eleição municipal pré-candidatos LGBTI+ quinta-feira, 25 Abril, 2024 - 11:36 1:50
Fonte: Agência Brasil