Até 30 de junho a Força Nacional de Segurança Pública vai continuar atuando em ações para reforçar a preservação ambiental e a segurança dos povos na terra indígena Enawenê- Nawê, no município de Juína, em Mato Grosso.
Essa é a terceira vez que o Ministério da Justiça e Segurança Pública amplia o período de trabalho dos agentes na região. A ação é para impedir a entrada de pessoas que não pertencem às comunidades indígenas, principalmente em territórios de povos isolados.
Esse controle faz parte do Plano de Enfrentamento e Monitoramento da Covid-19 para Indígenas Brasileiros, elaborado em julho do ano passado, com o intuito de criar barreiras sanitárias de proteção para esses povos.
As barreiras são postos de controle situados em locais estratégicos de acesso onde os agentes de segurança pública e da Funai vão poder atuar de forma remota para garantir a segurança dos indígenas.
Segurança Brasília 03/05/2021 - 16:38 Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde Com supervisão de Sheily Noleto, Luísa Câmara estagiária da Rádio Nacional Força Nacional Indígenas covid-19 segunda-feira, 3 Maio, 2021 - 16:38 1:04Agência Brasil