Um esquema criminoso que vendia doações de cabelos humanos, que deveriam ser usados na confecção de perucas para mulheres em tratamento contra o câncer, foi descoberto por policiais civis do Rio de Janeiro.
Uma suspeita, acusada de chefiar o bando, foi presa pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial. Ela é acusada dos crimes de associação criminosa e falsidade ideológica.
Durante a última semana, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência de investigados, em endereços de organizações não governamentais e lojas usados pelo esquema para vender os produtos desviados da ação social, que arrecadava as doações para as próteses.
Os policiais apreenderam cerca de meia tonelada de cabelos humanos, documentos, dinheiro, computadores e celulares.
De acordo com os agentes, após trabalho de monitoramento e cruzamento de dados, as investigações apontaram que a acusada comandava uma associação criminosa, responsável pelo desvio de cabelos que deveriam ser usados em apoio a pacientes oncológicas.
Os acusados recebiam os cabelos das ONGs e confeccionavam perucas, mas poucas eram revertidas para doação, já que grande parte era comercializada. Estima-se que o negócio fraudulento rendeu milhões de reais, inclusive com atividades no exterior, por meio de uma loja em Miami (EUA).
As investigações continuam para apurar a participação de outros envolvidos e a prática de crimes associados.
Citada no curso das apurações, a Fundação Laço Rosa, a organização sem fins lucrativos que atua na garantia de direitos de pacientes com câncer de mama, divulgou nota repudiando de forma veemente os atos ilícitos.
A instituição destaca que não comercializa e nem nunca comercializou cabelos de nenhum tipo. E Informa que está contribuindo e prestando todos os esclarecimentos solicitados pelos órgãos competentes. A nota conclui que há 10 anos o Laço Rosa desenvolve um trabalho social idôneo, de apoio a pacientes em tratamento de câncer, em todo o Brasil, em diversas frentes.
Segurança Material era dado voluntariamente para confecção de perucas Rio de Janeiro 26/04/2021 - 19:59 Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional Doação de Cabelo Máfia do cabelo peruca Pacientes com Câncer Tatiana Alves segunda-feira, 26 Abril, 2021 - 19:59 171:00Agência Brasil