Uma ferramenta inédita lançada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar vai mapear os profissionais de saúde do setor privado.
A gente fala aqui do Painel de Rede e de Vazios Assistenciais na Saúde Suplementar, que vai ajudar a verificar a disponibilidade de profissionais e estabelecimentos de saúde que atendem beneficiários de planos privados no país.
O painel foi desenvolvido a partir de estudos que analisaram as três maiores bases de dados de prestadores de serviços de saúde do Brasil. E oferece um panorama completo, desde a existência de serviços essenciais, como atendimentos de urgência e internações; até a identificação dos chamados vazios assistenciais, que são aquelas regiões onde faltam profissionais e serviços de saúde.
A ideia é que, no futuro, o painel sirva como instrumento de pesquisa, análise e comparação com outras bases de dados.
Segundo o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Alexandre Fioranelli, a ferramenta vai tornar possível avanços no monitoramento de rede assistencial, bem como a promoção de ações regulatórias para garantir o acesso na saúde suplementar.
*Com informações da Agência Brasil
Saúde Brasília 24/01/2025 - 08:48 Sâmia Mendes / Marizete Cardoso Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional ANS Profissionais de Saúde sexta-feira, 24 Janeiro, 2025 - 08:48 1:26
Agência Brasil