O Unaids no Brasil, programa conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome vão fortalecer ações conjuntas para diminuir desigualdades sociais e barreiras enfrentadas por pessoas com HIV.
A parceria foi fechada em encontro do ministro Wellington Dias com a nova diretora e representante do Unaids no Brasil, Andrea Boccardi Vidarte.
Segundo o Ministério, durante o encontro foi destacado o papel de liderança do Brasil no combate ao HIV e o compromisso do país em continuar colaborando com outras nações.
Um estudo da Fiocruz Bahia, divulgado em fevereiro do ano passado, mostrou que a transferência de renda do Programa Bolsa Família teve impacto na redução da mortalidade por AIDS. A análise compara dados do Cadastro Único com os de mortalidade e conclui que o programa reduziu em 32% o número de mortes causadas pela doença.
De acordo com a pasta, um novo estudo sobre a situação do HIV no Brasil será divulgado no dia 08 de maio. O último levantamento, de 2019, mostrou um aumento no número de casos de HIV e de mortes em decorrência da doença.
Direitos Humanos As ações visam reduzir as barreiras enfrentadas por pessoas com HIV Rio de Janeiro 14/01/2025 - 22:07 Roberta Lopes / Beatriz Arcoverde Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional Unaids MDS Ministério de Desenvolvimento Social terça-feira, 14 Janeiro, 2025 - 22:07 1:17Agência Brasil