No início da tarde desta terça-feira (13), no município de São José da Tapera, localizado no Sertão alagoano, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, inauguraram o Polo Regional Covid-19, que conta com 20 leitos, sendo 18 clínicos e dois de estabilização.
O polo está situado em anexo ao Hospital Municipal Ênio Ricardo Gomes, foi organizado com apoio da Sesau e sua gestão é de responsabilidade da Prefeitura de São José da Tapera, na administração do prefeito Jarbas Ricardo.
"Estamos ampliando a assistência à população sertaneja com este polo de atendimento aos pacientes que estejam infectados pela Covid-19. São 20 leitos, sendo dois deles de estabilização e 18 são leitos clínicos. Neste polo será possível realizar a coleta de exames laboratoriais de rotina e urgência, testagem rápida dos pacientes com suspeita da doença, além de acompanhamento de equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas. Ou seja, o combate à pandemia da Covid-19 é frequente e assiste, também, à população que reside também no interior do Estado", destacou o governador Renan Filho durante a solenidade.
Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, é importante para o governo contar com mais um ponto de apoio no enfrentamento à Covid-19. O Polo Regional vai funcionar durante 24h e todos os dias, cuidando de pacientes que precisam de internação precoce após avaliação médica.
"O local tem leitos estabilização, que contam com ventilador mecânico, monitor multiparâmetro, bomba de infusão de medicamentos e desfibrilador, para os pacientes com quadro clínico grave. O paciente também passará por avaliação médica e exames de imagem. O Polo Regional ainda terá contato direto com a Central de Regulação de Leitos de Alagoas para a devida transferência do paciente para outros leitos exclusivos Covid-19 existentes em nossa rede e contratualizados", informou o secretário Alexandre Ayres.
Por fim, o prefeito de São José da Tapera, Jarbas Ricardo agradeceu pela parceria entre Estado e Município e ressalta que as equipes de saúde não irão medir esforços para ampliar os atendimentos de pessoas que diagnosticadas com a doença, além de orientar quem esteja com suspeita da Covid-19.
Corpo de Bombeiros de Alagoas registra mais de 3.700 ocorrências envolvendo veículos em 2024
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) registrou este ano 3.717 ocorrências envolvendo veículos de pequeno, médio e grande portes,...