Morador denuncia que o sítio Manoel Vieira localizado no bairro de Riacho Doce, em Maceió, sofreu uma invasão e destruição de áreas de preservação ambiental na manhã desta segunda-feira (16). O homem mora na propriedade há 59 anos.
Ele informou que pediu a ajuda de um oficial de justiça juntamente com o apoio do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para resolver a situação no local.
O terreno vem sendo alvo de dois grupos empresariais, sendo eles, Guaxuma Empreedimentos Imobiliário e Construtora Norcon, que querem a posse da propriedade.
O local, além de conter áreas de reservas ambientais registradas, também é residência fixa do proprietário. " Eles estão nos ameaçando com arma de fogo, nos intimidando.", contou.
Durante a invasão, grande parte da área ambiental foi destruída, além das roças, nascentes e cercas que fazem parte do sustento dos moradores. Eles acionaram a polícia, sendo formalizado um boletim de ocorrência no último dia 13 de dezembro.
A família informou à Polícia Militar que vem sendo intimidada desde meados de outubro de 2024, quando um representante das empresas chegou ao local e, por meio de ameaças, tentou intimidar o morador. Ele contou que a família vive da agricultura familiar e cultiva a terra na região há anos.