Até dezembro deste ano, Alagoas registrou mais de 700 colisões de veículos com postes de rede elétrica, segundo dados da Equatorial. O número representa um aumento de 69,75% comparado ao mesmo período de 2023.
Somente na última semana, a cidade de Maceió registrou uma sequência de ocorrências envolvendo a colisão de veículos automotores contra postes de rede elétrica. O período que compreende os primeiros dias de dezembro foi marcado por oito sinistros da mesma natureza, o que reforça a importância da mudança de comportamento da população alagoana, tendo em vista que a maior prevenção vem da conscientização dos motoristas e na adoção da direção defensiva para evitar acidentes.
Em 2023, o número total de ocorrências relacionadas a colisões chegou a 443. Já neste ano de 2024, de janeiro até as primeiras semanas de dezembro 752 sinistros foram contabilizados, o que representa um aumento de 69,75%, se comparado ao ano anterior. As estatísticas também revelam os municípios mais afetados e aponta Maceió como a cidade com o maior número de casos, registrando 130 ocorrências este ano, responsável por 17,29% do total. Em seguida estão Arapiraca (53), Maragogi (20), União dos Palmares (19) e Delmiro Gouveia (17).
Unidades residenciais, estabelecimentos comerciais, escolas, hospitais e farmácias são exemplos de locais que dependem do fornecimento contínuo de energia elétrica e que podem ser prejudicados por esse tipo de ocorrência.
"Estamos no período de alta temporada e é muito comum as pessoas se confraternizando, porém é preciso ter muita responsabilidade e prudência. Para se ter uma ideia, os prejuízos vão muito além de danos materiais e também envolvem a possibilidade de choques elétricos, incêndios e até morte dos passageiros e do próprio condutor. Também é importante ressaltar que ocorrências desta natureza podem danificar a rede de distribuição e deixar moradores sem eletricidade por muito tempo", destaca o executivo de segurança da Equatorial Alagoas, João Porfírio.
Ele ressalta que, em casos de acidentes com postes danificados, o tempo de reestabelecimento do fornecimento de energia elétrica pode ser maior já que, muitas vezes, além de fazer a substituição do poste, a concessionária precisa reconstruir todo o trecho da rede danificada, recompor os cabos de energia e as telefônicas também necessitam reimplantar suas redes.
O que fazer quando acontece um acidente com quebra de poste?
O primeiro passo é realizar o isolamento da área e acionar a Equatorial pelo 0800 082 0196 e o Corpo de Bombeiros pelo 193. Em ocorrências onde cabos energizados caiam no chão, a recomendação é não se aproximar e se cair sobre o veículo, os ocupantes devem permanecer dentro dele até a chegada das equipes da Distribuidora para a realização dos procedimentos cabíveis com a máxima segurança.
Já em caso de incêndio, a orientação é saltar para fora do automóvel com os dois pés juntos e se afastar do carro com passos curtos, arrastando os pés, por, no mínimo, 25 metros (sem tirar os pés do chão).
A Equatorial Alagoas também orienta que jamais toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.
Ressarcimento de danos à rede pelos condutores
Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo e com base no Artigo 927 do Código Civil, ele é responsabilizado pelos danos materiais e serviços de reparação.