Os juízes da 17ª Vara Criminal da Capital autorizaram o Ministério Público de Alagoas (MPAL) a enviar os celulares do casal de influenciadores digitais Kleverton Pinheiro de Oliveira, o Kel Ferreti, e Mylla Duarte Rocha para a Polícia Federal. Como o casal se negou a fornecer as senhas dos Iphones, o MP quer que a PF desbloqueie os aparelhos.
Na decisão, os magistrados explicam que o Ministério Público pediu a quebra de sigilo de dados, mesmo porque tal autorização já foi dada por força de outra decisão judicial.
"Em verdade, trata-se de meio de operacionalização da medida, uma vez que, ante a negativa dos investigados em fornecer senha/padrão para desbloqueio dos aparelhos, o MP-GAESF não dispõe do necessário software para proceder o acesso dos dispositivos, o que põe risco a perda dos dados pela inatividade dos aparelhos", detalha.
O envio dos aparelhos para a PF se dá por já haver notícia do melhor aparelhamento da Superintendência da Polícia Federal para proceder tal trabalho e ante o risco concreto de perecimento do conteúdo contido nos dispositivos eletrônicos dos investigados.
Kel Ferreti foi preso, na última quarta-feira (4), em uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens (GAESF), do MPAL. Ele é acusado de lavagem de dinheiro, envolvendo jogos de azar on-line.