A manhã desta quinta-feira (14) foi de reconhecimento aos esforços dos militares que fazem parte do 8º Batalhão. Uma solenidade homenageou os destaques operacionais da unidade ao longo ano de 2024.
O evento aconteceu no auditório do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e marcou o primeiro ano de gestão do Major Porciúncula à frente da OPM. Foram entregues certificado aos policiais que se destacaram no serviço ostensivo nos municípios que fazem parte da área de atuação do batalhão. Além disso, civis que colaboram com a unidade também tiveram sua contribuição reconhecida, dentre eles, a delegada da Polícia Civil, Rosimeire Vieira; o superintendente da SMTT de Rio Largo e subtenente da reserva remunerada Washington; e o diretor da empresa que administra o aeroporto, Adilson Pereira.
O comandante do batalhão, major Porciúncula, destacou os desafios e avanços alcançados ao longo do primeiro ano à frente do 8º Batalhão. "Somos responsáveis por uma área com alta densidade populacional e de grande importância para o estado. Apesar do desafio, nossa tropa vem se empenhando para garantir a segurança da população de Rio Largo e cidades vizinhas. Hoje é um dia de reconhecer os esforços desses homens e mulheres que atuam diuturnamente no combate ao crime", reforçou o oficial.
A solenidade foi presidida pelo comandante do policiamento da Região Metropolitana, coronel Maciel Pantaleão, e contou com a participação de diversos chefes e comandantes de setores administrativos e unidades operacionais da PM-AL.
Histórico da unidade
O 8º batalhão foi criado no ano de 1993, com a missão de realizar o policiamento ostensivo, preventivo e motorizado, à época, como Companhia, na cidade do Pilar. Em 1996, por meio do decreto nº 36.861, passou a ser denominado 8º Batalhão de Polícia Militar Tenente Oséas Rocha, em homenagem ao policial militar, in memorian.
Depois de passar por várias sedes, sendo a última na cidade de Rio Largo, o 8º Batalhão funciona, atualmente, em um prédio situado na área externa do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, cedido pela Infraero em regime de comodato. O batalhão é responsável pelo policiamento em Rio Largo, Messias, Pilar, Satuba, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco.