Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Brasil

Campanha do governo do RJ mostra homem com máscara KN95 de cabeça para baixo

Imagem de destaque da notícia

Uma campanha publicitária para incentivar a vacinação, feita pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, gerou comentários nas redes sociais por uma gafe. Na imagem, um homem vestido com jaleco e estetoscópio, na figura de um médico, usa uma máscara de proteção ao contrário: com o lado do arame que deveria vedar o o nariz, no queixo. Além disso, o modelo utilizado é o KN95 que, por ter o elástico nas orelhas, pode não ser o EPI mais confiável contra a Covid-19 — ao contrário da máscara N95/PFF2. O banner com a imagem estampou pontos de ônibus e foi veiculada em todo o Estado nos principais meios de comunicação.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro pediu desculpas por não ter percebido esse equívoco no uso da máscara dentro do maior intuito da campanha: incentivar as pessoas que já podem se vacinar a buscar a imunização contra a Covid-19 e a manter as medidas de proteção. “As peças publicitárias da primeira fase da campanha já foram recolhidas no dia 9 de abril e uma segunda fase irá para as ruas nesta terça-feira, 13 de abril”, informou o documento.

O que é a máscara PFF2/N95?

O respirador PFF2/N95, também conhecido como “bico de pato”, é considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI) e é encontrado para vender em lojas de material de construção. Entre as opções de máscaras, essa é considerada uma das mais seguras por garantir uma maior vedação do rosto e não permitir a passagem do ar pelas laterais — garantindo que os aerossóis da Covid-19 não passem pelo TNT filtrante.

A máscara KN95 é chinesa, semelhante ao respirador PFF2, mas não tem regulamentação no Brasil. A principal diferença entre elas é o elástico: enquanto a PFF2 oferece um elástico inteiriço e que prende atrás da cabeça, a KN95 possui o elástico preso atrás das orelhas. Isso, a depender do usuário, pode não garantir a melhor vedação do rosto. A falta de regulamentação também abre espaço para modelos falsificados, já que não possui o selo do INMETRO e são importadas. A Anvisa publicou uma lista de empresas fabricantes que mostraram falha na eficácia que pode ser consultada aqui.

As máscaras PFF2 são individuais e podem ser reutilizadas desde que não sejam molhadas ou tenham contato com álcool. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, nos EUA), o respirador pode ser reutilizado cinco vezes se for retirado e armazenado de forma segura. O ideal é deixar a máscara descansando em lugar arejado, longe do sol, por no mínimo três dias. Tanto a água quanto o álcool prejudicam o TNT e o tornam menos eficiente. Se o EPI apresentar rasgos, manchas ou furos, ele deve ser descartado.

Fonte: Jovem Pan

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis