Como ficam as restrições para controlar a covid-19 em São Paulo, Rio e Minas Gerais

Como ficam as restrições para controlar a covid-19 em São Paulo, Rio e Minas Gerais
Governos de São Paulo, Rio e Minas Gerais anunciaram mudanças no conjunto de restrições às atividades para ajudar a conter a pandemia da covid-19. Veja como fica a situação agora Governos de São Paulo, Rio e Minas Gerais anunciaram na última sexta-feira mudanças no conjunto de restrições às atividades para ajudar a conter a pandemia de covid-19.

Em São Paulo, o governo permitiu que o Estado volte à fase vermelha a partir desta segunda-feira, após quatro semanas de fase emergencial. Com isso, está liberada a reabertura das escolas, desde que autorizadas pelas prefeituras, do Campeonato Paulista de futebol e outras competições, e das lojas de material de construção. Os restaurantes poderão retomar o serviço de retirada no local.

Ao mesmo tempo, permanece a proibição a cultos religiosos presenciais e o toque de recolher das 20h às 5h. Serviços não essenciais, como academias, salões de beleza, cinemas, teatros e shoppings, lojas de ruas, concessionárias, escritórios, parques e clubes continuam sem poder funcionar.

No Estado do Rio, a capital vive o primeiro final de semana com afrouxamento de restrições da "pausa emergencial". Bares, lanchonetes, restaurantes e quiosques podem voltar a abrir até as 21h. As escolas poderão voltar a funcionar, bem como clubes, comércio e outros serviços como salões de beleza, cinemas, barbearias e museus, seguindo restrições específicas de horário.

Continua proibida a permanência na praia, comércio ambulante, parques e eventos.

Em Minas Gerais, o governo confirmou na manhã deste sábado que a macrorregião do Triângulo do Sul vai retornar à "onda vermelha" também na próxima segunda-feira. Além dela, as microrregiões de São Gotardo, Montes Claros, Bocaiúva, Francisco Sá, Coração de Jesus e Taiobeiras também poderão retornar a esta fase no mesmo dia.

Além destas, apenas a macrorregião do Triângulo do Norte e as microrregiões de João Pinheiro, Unaí, São Sebastião do Paraíso, Guaxupé estão nessa fase.

As demais regiões do Estado continuam na "onda roxa", onde apenas as atividades consideradas essenciais são permitidas.

Brenno Carvalho/Agência O Globo