Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

CANDIDATURAS

Jorge Dantas e Marcelo Beltrão assumem disputa pela AMA

Principais lideranças do MDB e do PP se dividem no apoio aos dois prefeitos eleitos

Marcelo Beltrão (esq) passa a presidência da AMA para Jorge Dantas (à dir.). Foto: Ascom/AMA
Marcelo Beltrão (esq) passa a presidência da AMA para Jorge Dantas (à dir.). Foto: Ascom/AMA

Os prefeitos eleitos Jorge Dantas (MDB), de Pão de Açúcar, e o de Coruripe, Marcelo Beltrão (PP), assumem suas candidaturas na disputa à sucessão do presidente da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), Hugo Wanderley (MDB), que termina o segundo mandato de prefeito de Cacimbinhas e, consequentemente, deixa a presidência da entidade.

Os dois prefeitos, em entrevista exclusiva à Gazeta, defenderam a bandeira do municipalismo, admitiram que aglutinam apoio dos nomes mais expressivos dos dois partidos a que são filiados e encaram a disputa em tom amistoso.

Os dois já foram presidentes da AMA por duas vezes. Marcelo, se for eleito, irá para o terceiro mandato, assim como Dantas. Eles demonstram disposição em voltar ao comando da instituição.

Sem animosidade até o momento, eles coincidem quando falam sobre o que querem fazer se voltarem ao comando da associação dos prefeitos: "retomar o protagonismo da entidade nas principais discussões políticas do Estado e manter a defesa dos interesses políticos do municipalismo nas esferas federal e estadual". Segundo eles, a entidade perdeu "força política" no período da pandemia do coronavírus, entre 2020 e 2022.

O presidente da Câmara dos Deputados e presidente do PP, Arthur Lira, é um dos incentivadores de Marcelo Beltrão. "Eu tenho recebido muitas manifestações e apoio importantes do meu partido e dos aliados", revelou o novo prefeito de Coruripe. Porém, ele disse considerar a entidade "maior que disputas internas que possam dividi-la e enfraquecê-la".

Beltrão não descarta a possibilidade de ocorrer um consenso e não esconde que tem recebido "convites" para conversar a respeito do futuro da associação.

Ele já foi prefeito de Jequiá da Praia em dois mandatos e agora teve a maior votação entre os prefeitos do Estado, com 90,22% dos eleitores de Coruripe, cidade de 50 mil habitantes no litoral sul do Estado.

Ao ser questionado sobre como será a disputa nesse novo embate político agora com o colega Jorge Dantas, manteve o tradicional tom conciliador. "Acho que não é aconselhável uma disputa na nossa entidade. O pessoal tem me ligado, me pede para participar da diretoria. A gente vai conversar".

O prefeito reeleito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, é mais explícito. "Já conversei com o presidente do meu partido [MDB], senador Renan Calheiros, conversei com o governador Paulo Dantas (MDB), conversei com o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Victor. Percebo que todos se propõem a me ajudar nas articulações. Meus apoiadores defendem também a necessidade de ampliar a nossa base de apoio".

Dantas foi reeleito com 74,83% (10.379 votos) daquela cidade sertaneja nas margens do rio São Francisco. Ele vai para o quinto mandato de prefeito. "As principais lideranças do meu partido encararam a candidatura na Associação dos Municípios com simpatia", afirmou.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis