O candidato a prefeito de Maceió, Lobão (Solidariedade) formalizou, na sexta-feira (27), uma denúncia com relação a utilização de vans pertencentes a empresa Braskem para fins eleitoreiros do candidato JHC. A queixa foi feita no "Pardal", sistema que possibilita ao cidadão informar à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público denúncias de infrações eleitorais e irregularidades verificadas nas campanhas eleitorais em seus municípios.
"Chamei JHC de "laranja da Braskem" e a Justiça determinou a retirada do conteúdo. Entretanto, em um vídeo gravado, essa semana, uma van com identificação da Braskem estava servido de transporte para as equipes de campanha do candidato JHC", explica Lobão. "Falo por todos os cidadãos e principalmente pela mais de 60 mil vítimas desse "golpe gigante" entre a Prefeitura de Maceió e a Braskem. O sofrimento de todos vocês patrocina, agora, a campanha eleitoral multimilionária de JHC, que tem o apoio da Braskem. Essa é a verdade!", afirmou Lobão.
Pardal Móvel
A Portaria TSE nº 662/2024 estabelece a utilização do Pardal Móvel nas Eleições 2024 para encaminhar ao juízo eleitoral competente, a fim de "exercer o poder de polícia eleitoral, as acusações de irregularidades de propaganda eleitoral específica, relacionada às candidaturas e ao contexto local da disputa".
No aplicativo, há um botão que direciona os denunciantes ao Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), quando a queixa envolver desinformação, e para o Ministério Público Eleitoral, se o assunto estiver relacionado aos crimes ou outros ilícitos eleitorais.
Indiciamento de Bolsonaro repercute entre políticos e autoridades
O indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas, acusadas pela Polícia Federal (PF) de terem planejado e executado ações...