O dinheiro apreendido pela Polícia Federal, na manhã de sexta-feira, 27, estava com Francisco Eduardo Albuquerque, marido da candidata à Prefeitura de Campo Alegre, Pauline Pereira (PP). A informação foi revelada pelo portal UOL.
Pauline é irmã da ex-secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, e do ex-superintendente da Codevasf em Alagoas, Joãozinho Pereira —ambos indicados por Arthur Lira, de quem é prima.
A apreensão de R$ 500 mil em espécie ocorreu após uma denúncia recebida pela Polícia Federal, indicando que a quantia seria utilizada para compra de votos nas eleições municipais.
A operação foi desencadeada após a informação de que uma grande quantia em dinheiro seria sacada. A corporação seguiu o suspeito até o bairro Ponta Verde, onde o montante foi encontrado em uma mochila. O casal negou qualquer irregularidade em relação ao ocorrido.
Francisco Eduardo foi levado à sede da PF para prestar esclarecimentos. A origem e o destino do dinheiro estão sob investigação. A PF não confirmou oficialmente o nome do detido, mas destacou que os R$ 500 mil não possuem "aparente origem lícita".
As suspeitas incluem crimes como compra de votos, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro. Pauline Pereira já foi prefeita de Campo Alegre por dois mandatos consecutivos, de 2013 a 2020, e é irmã de Jó Pereira, ex-secretária de Educação de Maceió.