Na última segunda-feira (09), a Juíza de Direito da Vara do Único Ofício de Viçosa, Dra Juliana Batistela, condenou a vereadora Patrícia Macário ao pagamento de indenização por danos morais, por uso indevido da imagem da profissional Maria Vitória Cardoso, no ambiente de trabalho.
O caso, que ganhou destaque na mídia estadual, envolveu a utilização não autorizada da imagem da funcionária, que trabalha como recepcionista, em material de divulgação política nas redes sociais do Blog Política Alagoana e da própria vereadora.
De acordo com os autos do processo, Patrícia Macário publicou vídeo de Maria Vitória Cardoso em que claramente a constrange e a humilha, proferindo palavras grosseiras e em tom de voz elevado, sem o consentimento da mesma, utilizando a imagem para promover a "suposta" atuação parlamentar, como também a sua candidatura à reeleição, já que é novamente candidata a ser representante do povo chã-pretense.
A funcionária alegou que, além de não ter autorizado o uso de sua imagem, a exposição causou constrangimentos, tanto no ambiente de trabalho quanto em sua vida pessoal.
A vereadora foi condenada a pagar uma indenização por danos morais no valor de R$ 5.000,00 à profissional e o politica alagoana o valor de R$ 2.000,00.
O caso gerou revolta popular sobre os limites éticos da vereadora no uso da imagem indevida, como também a sua falta de respeito com a funcionária da Verde Alagoas, deixando claro o seu despreparo enquanto parlamentar e o desespero em manter-se num cargo político por mais 04 (quatro) anos, já que a sua reeleição é difícil no cenário político atual.
A decisão, aponta que a condenação reforça a proteção dos trabalhadores contra qualquer tipo de exposição que não seja previamente acordada.