Ex-vereador da capital, Berg Holanda (Solidariedade) desistiu de pleitear novamente uma cadeira na Câmara de Vereadores de Maceió. O ex-candidato protocolou sua renúncia na justiça eleitoral na última sexta-feira (30).
Holanda era um dos nomes mais cotados dentro da chapa do partido, que agora tem que refazer suas contas e impulsionar os nomes que ainda fazem parte do grupo, se quiser manter a previsão de eleger dois vereadores na capital.
Analistas já avaliam que sem Berg, a chapa da legenda poderá ter votos suficientes para eleger apenas um vereador. O nome mais cotado internamente dentro do Solidariedade é o da atual vereadora Silvânia Barbosa.
Fontes ouvidas pelo Blog Politicando afirmam que Holanda negocia com dois nomes, para onde pode levar seu apoio e destinar suas bases a qualquer momento: o atual vereador Samyr Malta (Podemos) ou o presidente do PSB em Maceió, Gustavo Pessoa.
Em reservado, Berg já se queixava há algum tempo de que a situação na chapa era difícil. Ele era um dos que advogavam que o partido não tivesse candidato majoritário, e que Lobão "descesse" para uma candidatura proporcional, dando musculatura à chapa que poderia eleger mais nomes.
É a segunda baixa que ocorre na chapa do Solidariedade desde o início da campanha, por motivos diferentes. Durante as convenções em julho, o líder comunitário PTK foi impedido de concorrer pelo partido pelo próprios colegas de chapa.