O ex-prefeito de Maravilha e atual candidato à vice-prefeito pelo partido Republicanos Carlos Luiz Martins Marques, conhecido como Luizinho, foi condenado no último dia 26 de agosto por improbidade administrativa, com a pena de pagamento de multa em favor do município e proibição de contratar com o poder público ou receber qualquer benefício ou incentivo fiscal por 2 anos.
O processo se baseia na denúncia realizada pela atual administração da prefeitura, chefiada pela Prefeita Conceição Albuquerque, na qual informa que Luizinho não forneceu dados importantes durante a transição de governo, para ocultar irregularidades ocorridas sob a sua gestão. Ainda segundo o processo aberto por Conceição Albuquerque, Luizinho deixou R$ 344 mil reais em dívidas de energia com a antiga Eletrobras Alagoas, além de um rombro de mais de R$ 1 milhão no instituto municipal de previdência.
Segundo a sentença, prolatada pela Juíza da Vara de Maravilha, Nathalia Silva Viana, Luizinho não entregou, nem prestou contas de forma intencional à equipe de transição de governos, o que é exigido pelo Tribunal de Contas de Alagoas. Além disso, ao não comparecer à audiência marcada, tornou-se réu confesso das acusações de que deixara de prestar contas para ocultar irregularidades que tenha cometido em sua gestão, como no caso das dívidas com a antiga Eletrobras e o rombo deixado no Instituto de Previdência.
Deste modo, além da multa e da proibição de contratar com o Poder Público, Luizinho, candidato a vice prefeito apoiado pela atual gestão municipal, pode se tornar inelegível a partir do trânsito em julgado do presente processo, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recursos ou caso a sentença seja confirmada em uma instância superior.
O fato curioso é que agora a Prefeita Conceição Albuquerque e o Vice Marcio Gomes apoiam Luizinho como candidato a Vice-Prefeito. Ou seja, após denunciar à justiça e aos órgãos de investigação que Luizinho praticou diversas irregularidades, deixando rombos milionários na Prefeitura de Maravilha, os denunciantes agora acreditam que ele é a pessoa mais indicada para gerir o município, ao lado do candidato a Prefeito Nino, também ex-prefeito e também acusado de deixar um rombo milionário na previdência municipal.