Cerca de 30 integrantes da Guarda Judiciária do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) receberam, nesta quarta (28), capacitação para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O treinamento ocorreu no Fórum de Maceió, no Barro Duro.
Os guardas receberam informações sobre abordagem humanizada e comunicação eficiente. Também aprenderam a reconhecer e compreender os sinais do TEA.
"É necessário ter uma abordagem calma, compreensiva e paciente ao interagir com pessoas autistas, levando em consideração as suas necessidades individuais", explicou a presidente da Associação dos Amigos Autistas de Alagoas (AMA/AL), Mônica Ximenes.
Ainda segundo a palestrante, uma estratégia de comunicação eficiente envolve o uso de linguagem clara e direta e, quando necessário, a utilização de comunicação visual ou outros recursos que facilitem a interação.
A palestra também teve a colaboração da psicopedagoga e coordenadora-geral da AMA/AL, Bianca Tercila. A iniciativa foi da Assessoria Militar do TJAL, com apoio da Presidência.