Parentes das vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho lançam, nesta terça-feira, o livro "AVABRUM — 272 Vidas Presentes", que narra a história da tragédia que comoveu o Brasil.
No início da tarde do dia 25 de janeiro de 2019, o país assistiu ao maior acidente de trabalho da sua história em perda de vidas, quando a barragem da Mina de Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, rompeu, levando 272 vidas.
O livro traz relatos da luta e do luto de familiares, que têm sobrevivido com a dor da saudade e o anseio por justiça. Organizada em verbetes, com textos informativos e depoimentos, a obra é uma iniciativa do Projeto Legado de Brumadinho.
Responsável pela pesquisa e edição, Viviane Raymundi conta que o livro é um mergulho na história de manifestações ao longo desses cinco anos e quase sete meses, desde a tragédia que mudou completamente a vida de tantas pessoas.
Jacira Francisca Costa vive a dor do luto pela morte do filho, aos 33 anos. Para ela, a luta por justiça parece não ter fim.
O lançamento do livro "AVABRUM — 272 Vidas Presentes" acontece às 18h30 no Teatro Municipal de Brumadinho, com transmissão pelo canal do projeto no YouTube. O livro, com 75 páginas e tradução para o inglês e o espanhol, ficará disponível gratuitamente na página legadodebrumadinho.com.br.
Com colaboração de Francielly Barbosa
Fonte: Agência Brasil