O carnaval é a maior festa popular do planeta. No Rio de Janeiro, a manifestação cultural começou a ganhar força no final do século XIX. Na era moderna dos festejos, a cidade carioca é uma referência, com seu enorme desfile na Sapucaí, e atrai milhares de turistas de várias partes do Brasil e do mundo. A organização fica por conta da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, que foi criada em 24 de julho de 1984.
A primeira escola de samba do Rio data de 1928, com o nome "Deixa Falar", e deu origem à Estácio de Sá. Já o primeiro desfile oficial aconteceu em 1932, com a Mangueira campeã do carnaval. Três anos depois, os desfiles começaram a ganhar mais público e as escolas se organizaram em associações.
Até a inauguração do Sambódromo da Marquês de Sapucaí em 1984, os desfiles ocupavam as ruas do Rio. No mesmo ano, dirigentes das principais escolas de samba fundaram a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, que passou a gerenciar os desfiles do grupo especial a partir de 1985.
Em 2003, foi lançado o projeto para a construção da Cidade do Samba, na Gamboa, em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, para abrigar as fábricas de carnaval. A maior preocupação era oferecer mais segurança aos carnavalescos, evitando incêndios e outros acidentes.
O local para a produção das fantasias e carros alegóricos foi inaugurado em 2005. A administração ficou sob responsabilidade da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.
*Com redação de Beatriz Evaristo
Fonte: Agência Brasil