O ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira destacou nesta segunda-feira alguns dos principais desafios globais e reforçou a importância do papel do Estado neste enfrentamento.
A declaração foi feita durante o encontro o Estados do Futuro, evento paralelo do G20, que começou hoje pela manhã na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, e que vai até o dia 24.
Segundo o ministro Mauro Vieira, o Estado precisa ter capacidade para enfrentar os desafios deste século. Para ele os principais desafios são a pobreza, a fome e a desigualdade.
Participam do encontro representantes de governos, sociedade civil, academia, setor privado e organismos internacionais O tema dos debates são os atuais desafios dos Estados frente as emergências do século 21.
A ministra da Gestão, Inovação e dos Serviços Públicos Ester Dweck apontou que o Estado do futuro precisa estar cada vez mais preparado para os desafios e não deve atuar apenas de forma pontual.
A crise climática e o efeito que ela traz, principalmente para grupo mais vulneráveis, foi abordada por Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Brasil Internacional. Ela destacou como o aquecimento global já afeta populações no Brasil.
O evento Estados do Futuro é realizado pelos Ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, das Relações Exteriores, do Comércio e Serviços, o BNDES e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Fonte: Agência Brasil