Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Chefe de vacinas da agência reguladora da UE vê ligação entre AstraZeneca e coágulos

Imagem de destaque da notícia
Após os primeiros casos de formação de coágulos registrados na Europa, vários países suspenderam temporariamente o uso do imunizantea, retomando a aplicação após a avaliação preliminar da agência europeia de medicamentos O responsável pela estratégia de vacinas da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), Marco Cavaleri, afirmou nesta terça-feira que há uma ligação muito clara entre o uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Oxford e casos isolados de formação de coágulos sanguíneos em pessoas que receberam o imunizante.

“Agora, na minha opinião, podemos dizer que está claro que há uma associação com a vacina. Porém, não sabemos que o que causa essa reação”, disse Cavaleri em uma entrevista ao jornal italiano “Il Messaggero”.

Virginia Mayo/AP Photo

Segundo Cavaleri, a agência europeia deve se pronunciar oficialmente em breve sobre a existência de um vínculo entre as vacinas e os casos de trombose registrados em alguns países da região. Até então, a posição oficial da EMA é que a vacina da AstraZeneca é segura e que não há evidências de que o imunizante possa causar os coágulos.

“Agora está cada vez mais difícil dizer que não existe uma relação de causa e efeito entre a vacinação com a AstraZeneca e casos muito raros de coágulos sanguíneos”, completou o funcionário da EMA.

Cientistas da Noruega e da Alemanha já haviam afirmado que descobriram uma possível ligação entre a vacina da AstraZeneca e os episódios raros de formação de coágulos sanguíneos pouco depois da aplicação das doses.

Por causa da possibilidade de reação, Alemanha voltou a limitar na semana passada o uso do imunizante, que agora só pode ser aplicado em pessoas com mais de 60 anos. Citando preocupações com os dados vindos da Europa, o Canadá seguiu o mesmo caminho, suspendendo a aplicação da vacina em menores de 55 anos.

A reavaliação da EMA pode representar mais um golpe para a vacina, que é fundamental para a campanha de imunização da Europa e para o Covax, o mecanismo multilateral para garantir doses de imunizantes aos países mais pobres. A vacina da AstraZeneca também é uma das duas que estão sendo usadas no Brasil.

Depois dos primeiros casos de formação de coágulos sanguíneos registrados na Europa, vários países suspenderam temporariamente o uso do imunizante da AstraZeneca, retomando a aplicação após a avaliação preliminar da EMA de que não havia evidência entre os casos de trombose e a vacina.

Na Alemanha, a nova suspensão foi adotada depois de as autoridades de saúde do país terem registrado 31 casos da coagulação sanguínea rara. Cerca de 2,7 milhões de doses da vacina tinham sido aplicadas no país no momento da decisão.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis