Uma iniciativa inédita vai marcar o G20, durante o período em que o Brasil ocupa a presidência do Grupo das maiores economias do mundo. É a criação de uma Força-Tarefa da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A formalização dos termos ocorrerá no próximo dia 24, durante reunião ministerial no Rio de Janeiro.
A parte técnica foi concluída em sessão online na última sexta-feira (28). Por consenso entre mais de 50 delegações - incluindo países-membros e convidados do G-20, além de organizações internacionais - foram estabelecidos os Termos de Referência e o modelo para as Declarações de Compromisso, que membros da Aliança Global precisarão firmar.
A expectativa é que a Aliança Global seja definitivamente lançada em novembro, na capital fluminense, durante a Cúpula de Líderes Mundiais.
A Força-Tarefa contra a fome é uma iniciativa do presidente Lula, inicialmente proposta quando o Brasil participou da Cúpula do G20 em Nova Delhi, na Índia, em 2023.
O representante do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas no Brasil, Daniel Balaban, fala das vantagens da participação dos produtores brasileiros no programa...
"Fazer com que o Brasil, e os produtores brasileiros, comecem a participar desse processo no programa mundial de alimentos. É bom porque os produtores brasileiros vão ter para quem vender. Então, eles sabem que vai ter uma demanda maior pelos seus produtos. E aí eles podem investir cada vez mais na produção de alimentos e isso vai ser muito bom porque vai atrair recursos para os produtores o que pode fazer com que produzam cada vez mais".
A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza busca coordenar ações e parcerias para apoiar a implementação de programas nos países que aderirem à proposta, escolhidos a partir de experiências bem-sucedidas em políticas de socorro às populações em situação de vulnerabilidade. O exemplo brasileiro é o Programa Bolsa Família, lançado em 2003, que ajuda cerca de 21 milhões de famílias brasileiras.
Fonte: Agência Brasil