Para combater os incêndios no Pantanal, a Força Aérea Brasileira está fazendo voos com 12 mil litros de água com a adição de um produto químico que ajuda a pôr fim às chamas e impede a volta do fogo.
Segundo o Governo do Mato Grosso do Sul, diversos órgãos e agências estaduais e federais atuam em conjunto na ação. Desde abril, as frentes de ações já mobilizaram mais de 400 bombeiros militares do Estado.
Além disso, mais 300 agentes federais, incluindo brigadistas e a Força Nacional, reforçam as ações na região e devem ficar por pelo menos 60 dias.
De acordo com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, de janeiro a junho deste ano, mais de 660 mil hectares do Pantanal foram consumidos pelas chamas.
Cerca de 80% no Mato Grosso do Sul e 20% em Mato Grosso. Os números superam os registrados no mesmo período de 2020, quando houve recorde de devastação no bioma.
Segundo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, neste ano, a situação foi agravada pelos efeitos da mudança do clima causada por ações humanas.
Fonte: Agência Brasil