Os trabalhadores domésticos que foram atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul já podem solicitar o apoio financeiro que está sendo oferecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
O prazo começou neste sábado (29). O pagamento equivalente a dois salários-mínimos vai ser efetuado pela Caixa Econômica Federal, conforme a data de adesão.
A primeira parcela está agendada para 8 de julho, para os trabalhadores domésticos que enviarem o pedido até esta segunda-feira (1º). O prazo para solicitar o apoio financeiro encerra em 26 de julho.
O pedido pode ser realizado no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou no Portal Emprega Brasil, na versão do trabalhador, por meio do site GOV.BR. Vão ser pagas duas parcelas de R$ 1.412, em julho e agosto, a cerca de 434 mil trabalhadores formais do Rio Grande do Sul. Caso o beneficiário não tenha conta na Caixa, o banco vai abrir automaticamente uma conta poupança.
Vale lembrar que se enquadra na categoria de trabalhador doméstico quem presta serviços de forma habitual, subordinada, remunerada e para terceiros no âmbito residencial, por mais de dois dias por semana. São alguns exemplos: empregado doméstico, jardineiro, motorista e mordomo.
O auxílio a esses profissionais faz parte do programa do Governo Federal que beneficia diretamente os trabalhadores atingidos pela calamidade no Rio Grande do Sul.
Fonte: Agência Brasil