A Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, em Pernambuco, assinou contrato com Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) para que os compositores que tenham suas músicas tocadas durante a Festa de São João da cidade, promovida pela Prefeitura, recebam o pagamento pelo seu trabalho.
Segundo a superintendente do Ecad, Isabel Amorim, foi uma iniciativa da instituição, que procurou não só a Prefeitura de Caruaru, mas intensificou no último ano as visitas aos gestores públicos de outras cidades, para conscientizar sobre a importância do pagamento para os compositores. Ela relata que uma outra iniciativa para garantir o pagamento dos compositores é conscientizar os patrocinadores.
De acordo com o Ecad, em 2023 foram arrecadados e distribuídos entre os compositores por volta de 13 milhões de reais apenas nas festas juninas. Isabel destaca mais um obstáculo que impede uma maior arrecadação de direitos autorais.
Em 2023, mais de 323 mil titulares e associações receberam 1,3 bilhão de reais (um bilhão e trezentos milhões de reais) com rendimentos em direitos autorais de execução pública no ano passado, 12% acima do que foi arrecadado em 2022.
Fonte: Agência Brasil