Em entrevista, o psicólogo Alysson Lessa explicou: "As emoções são como faróis que nos guiam em nosso mundo interno, fornecendo-nos informações cruciais sobre nossas experiências significativas. Elas são parte de um complexo sistema de informação em nosso organismo, sendo adaptativas quando nos auxiliam na regulação emocional e na criação de sentido na vida. No entanto, se não forem cuidadas, podem gerar adoecimento".
Lessa ressalta ainda que as conexões emocionais profundas podem transformar-nos, destacando o papel central das emoções em nossas vidas e experiências. "Cuidar delas e das nossas relações afetivas é fundamental para promover nossa saúde e prevenir formas de adoecimento", afirma o psicólogo, enfatizando a importância de nos relacionarmos bem com nossas emoções para construir uma vida mais harmoniosa e significativa.
No campo da Psicologia e Psicoterapia, estudos demonstram que as emoções desempenham um papel crucial em diversos quadros clínicos, como transtornos de ansiedade e depressão, muitas vezes gerando sofrimento e dificultando o comportamento adaptativo.
Alysson Lessa destaca a importância de buscar um psicoterapeuta que esteja atento às emoções, oferecendo uma escuta qualificada e preparo para ajudar as pessoas a reorganizarem suas experiências emocionais em busca de transformações significativas.
"Queixas repetitivas, procrastinações, ansiedade excessiva e desesperança podem ser sintomas nos quais as emoções desadaptativas estão presentes", explica Lessa. Para abordar essas questões, nos dias 31 de maio e 1º de junho, Maceió receberá o Treinador Latino Americano em Terapia Focada nas Emoções, Marco Aurélio Mendes, para um workshop direcionado a psicoterapeutas.