Crianças de até 4 anos de idade são maioria entre as internações por síndromes respiratórias agudas graves, no Rio de Janeiro. Dos 836 casos verificados no estado, 497 estão nesta faixa etária, o que corresponde a 60%.
O levantamento é da Secretaria Estadual de Saúde e faz parte do Panorama de Síndrome Respiratória Aguda Grave e Vírus Respiratórios. Foram analisados os registros das doenças entre os dias 28 de abril e 18 de maio.
A bronquiolite, doença causada pelo vírus sincicial respiratório, e o resfriado, provocado pelo rinovírus, foram as principais síndromes responsáveis por internações no período avaliado.
A bronquiolite é uma inflamação dos bronquíolos, que levam oxigênio para os pulmões. Ela atinge principalmente menores de 2 anos e pode se agravar de forma muito rápida. Os sintomas mais comuns são: coriza, tosse leve, febre por mais de 3 dias, respiração acelerada e com dificuldade, além de fadiga.
Já a influenza do tipo A e o rinovírus atingem, principalmente, a faixa etária acima de 80 anos. Essas infecções são disseminadas pelo contato direto entre pessoas, e também por tosse, espirro, respiração ou fala.
Fonte: Agência Brasil