Sim, o prazo para a declaração do Imposto de Renda 2024 está quase se encerrando. Se você fez a declaração e não há qualquer pendência na Receita Federal, pode ficar tranquilo. Se você ainda não declarou, pode se preparar para correr.
Confira todos os episódios da série Tira-Dúvidas do IR 2024 aqui
Agora, se você não fez a declaração e ainda não tem todos os documentos necessários, o que fazer? Quem explica é o supervisor nacional do Imposto de Renda na Receita Federal, José Carlos Fonseca.
Atualmente, temos quase três meses para fazer a declaração. A grande maioria dos comprovantes pode ser obtida eletronicamente pela internet. Não faz muito sentido a alegação de não haver tempo para buscar os comprovantes no passado, né? Se isso acontecer, a pessoa pode apresentar a declaração sem informação, mas correrá o risco de apurar valores irreais na declaração e, depois, ao retificar, ser surpreendido com um valor maior a pagar ou uma restituição menor.
Nos dois casos, podem haver consequências: se o contribuinte errar em algum dado na declaração, risco aumentado pela falta de documentação, ele pode cair na malha fina. Se ele não entregar a declaração, pode ter problemas com a Receita Federal e terá que pagar uma multa. O professor da UDF, Deypson Carvalho, ressalta que as duas situações não são as ideais e que o contribuinte vai precisar mensurar qual é a menos danosa.
Caso o contribuinte pessoa física esteja obrigado a entregar a declaração de ajuste anual 2024 e não tiver em sua posse toda a documentação suporte, uma alternativa, caso tenha acesso à conta gov.br nos níveis Ouro ou Prata, é iniciar o quanto antes uma nova declaração pela pré-preenchida.
Caberá ao próprio contribuinte pessoa física avaliar os cenários e decidir se ele entregará a declaração com base nas informações disponibilizadas pela Receita Federal na pré-preenchida e retificará em caso de necessidade mais adiante ou aguardará a juntada completa de todos os documentos para realizar tal conferência.
O prazo para declarar o Imposto de Renda termina no dia 31 de maio.
Fonte: Agência Brasil